Das malas de viagem às crianças: o dispositivo AirTag da Apple tem sido utilizado para rastrear maioritariamente pertences mas não só.
Pais preocupados com a segurança de seus filhos têm recorrido ao AirTag para não os perderem de vista.
Proteção em Ambientes Públicos
Quer seja durante um passeio no parque, a ida à um evento ou até mesmo quando vamos ao shopping em família: A preocupação com a segurança dos pequenos é uma constante.
Porque a segurança física dos nossos filhos é a nossa prioridade, nem sequer conseguimos imaginar o cenário de estar num local público com as crianças descontraídos.
Por isso, descontrair com a família num local público torna-se um desafio e a nossa constante atenção parece nunca ser suficiente.
Para solucionar este dilema, muitos pais encontraram no dispositivo AirTag da Apple uma ajuda possível. Viram neste aparelho um suporte para aliviar a ansiedade e trazer alguma paz.
Inicialmente desenhado para rastrear pertences, o AirTag é utilizado também para localizar os filhos.
Principalmente com crianças pequenas, todos sabemos que são só precisos alguns segundos de distração para os perdermos de vista e já ficámos com o coração nas mãos.
Posto isto, este pequeno aparelho do tamanho de uma moeda, que pode ser acoplado na roupa ou ser utilizado como pulseira, permite a rápida localização da mesma, caso a criança se afaste dos pais.
Como o AirTag emite sinais estando próximo de outros dispositivos da Apple, acaba por funcionar excepcionalmente bem em locais públicos muito movimentados.
Airtag e a Tranquilidade para os Pais
Porque as notificações destes sinais recebidos pela AirTag são emitidos em tempo real, isto permite que os pais tenham em mãos a localização exata das crianças.
Desta forma, permite que a família aproveite melhor os seus passeios em família, reduzindo aquela ansiedade parental que qualquer pai ou mãe bem conhece.
Ainda, além de ser utilizado nestas situações, o AirTag está a ganhar muito adeptos pela sua capacidade de rastrear os filhos quando estes estão com a babá, ou durante alguma excursão escolar.
No entanto, lembramos ainda que caso a criança esteja em um local onde não existam outros dispositivos da Apple por perto, o sinal não será emitido. Contudo, a boa notícia é que este é um problema cada vez mais raro nos dias de hoje.
Como funciona?
O AirTag funciona por Bluetooth, que emite sinais para o iCloud (rede de dispositivos da Apple) quando um dos dispositivos da Apple encontra-se por perto. Ou seja, basta aproximar-se de um iPhone, iPad, iWatch, Ipod ou iMac, que o localizador notifica o usuário a localização exata do mesmo.
O usuário pode conferir a localização no seu iphone, ou em qualquer dispositivo da Apple. É enviada a notificação para a aplicação Findmyiphone.
Desta forma, por um lado, o aparelho possui a vantagem de funcionar de forma independente do Wi-Fi ou de internet. No entanto, por outro lado, necessita sempre que outros dispositivos Apple estejam próximos. Por este motivo, na eventualidade de tentar localizar o seu dispositivo numa área isolada, sem grande movimento, a probabilidade de ser eficaz é muito reduzida.
Isto explica os intervalos das notificações que alguns usuários se queixaram.
Casos Reais de Uso
O pai Guilherme Borges Cunha, 30, partilhou que o AirTag já tranquilizou os pais durante uma uma excursão da filha, de 7 anos, que o utilizava como pulseira:
“Já utilizamos para rastrear quando ela foi a uma excursão da escola e mostrava em tempo real onde o ônibus estava, tanto na ida como na volta da excursão. Felizmente, nunca precisei utilizar novamente numa situação onde ela realmente se perdeu.” – Guilherme Borges Cunha.
“É como um seguro de vida, a gente espera nunca precisar usar, mas quando precisar você vai querer ter. Me sinto mais seguro. Porém, acho que estar presente e supervisionar sua criança ainda é a melhor medida de segurança. Trato o AirTag como último recurso se todo o resto falhar.” – Guilherme Borges Cunha
Outro testemunho positivo foi o da influenciadora digital, Juliana Zerbinatti, 40. Também adquiriu o AirTag como auxilio adicional à segurança dos seus filhos, especialmente em lugares movimentados:
“Veio para acrescentar. Uma criança pequena não tem celular, então não tem como entrar em contato com ela, por exemplo. É uma segurança a mais caso aconteça alguma coisa.” – Juliana Zerbinatti.
Facilidade de Uso do AirTag e Acessibilidade
O AirTag está disponível nas lojas Apple e no Amazon. A compra é efetuada uma única vez, dispensando planos mensais. Afinal, o valor é bastante acessível, e por este motivo, há a opção de adquirir um pack de 4 dispositivos.
Este pack permite a distribuição dos dispositivos para vários objetos ou, como alternativa, para acoplar num relógio infantil.
Em relação a sua manutenção, funciona a partir de baterias de longa duração, cuja a instalação é simples e intuitiva. Não sendo necessária nenhuma manutenção para além da substituição da bateria quando necessário.
Esta acaba por ser uma alternativa econômica aos smartwatches com GPS, no que toca ao rastreamento das crianças. Neste campo, AirTag disponibiliza a mesma função que os smartwatches, aliviando os gastos familiares.
Conclusão
Com pudemos ver neste artigo, o AirTag da Apple pode ser uma solução económica e acessivel para os pais. Auxiliando na redução da ansiedade parental em relação à segurança física dos filhos e aumentando a harmonia familiar.
Neste sentido, os especialistas alertam os pais que adquirem o AirTag para o propósito de rastrear a localização dos filhos, com uma mensagem relevante. “Invistam na comunicação com os filhos de forma que entendam, adequando às idades, o propósito do dispositivo e a razão de estarem a utiliza-lo”.
Esta recomendação vem no sentido de manter a confiança na relação intacta, visando a autonomia saudável da criança.

Escrito por
Mãe de cinco filhos em ensino doméstico. Apaixonada por filosofia, psicologia e educação. Estuda e escreve sobre família e desenvolvimento humano.