Os jogos de tabuleiro vão para além de um simples hobby: É capaz de unir a diversão com propósito, criando laços afetivos e otimizando habilidades cognitivas.
Sarah Bertina sabia disto quando fundou Jogar é Preciso, o maior evento exclusivamente dedicado aos jogos de tabuleiro em Brasília. Este evento contém uma proposta acessível, inclusiva e pensada para toda a família, desde crianças pequenas até adultos apaixonados por jogos de tabuleiro.
Formada em Gestão de Eventos pelo IESB e também em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB), Sarah aliou o seu conhecimento à sua experiência de vida.
Isto porque é casada com um parceiro igualmente apaixonado por jogos de tabuleiro, é mãe de um menino de 7 anos e foi nos board games onde encontrou uma forma de fortalecer os vínculos familiares e de oferecer alternativas saudáveis às telas.
Foi justamente essa vivência — de buscar espaços onde pais pudessem continuar jogando e ao mesmo tempo incluir os filhos — que impulsionou a criação do Jogar é Preciso. A proposta nasceu como resposta a uma necessidade real: cultivar o hobby apesar de ingressar na parentalidade e ainda criar ambientes seguros, respeitosos e convidativos para todo o tipo de público.
🎲 História Pessoal com Jogos
Qual foi o primeiro jogo de tabuleiro que você jogou e o que nele mais te marcou?
O meu primeiro jogo de tabuleiro foi o BANG!
Trata-se de um jogo de cartas ambientado no Velho Oeste, onde os jogadores desempenham papéis como xerife, ajudante do xerife, fora-da-lei ou renegado. O objetivo do jogo é eliminar os outros jogadores, seguindo as regras e estratégias do Velho Oeste. Contém inúmeras possibilidades diferentes de ganhar, mesmo assumindo diferentes papéis.
O que te fez se apaixonar por jogos de tabuleiro?
Não depender tanto de sorte ou habilidade. Basta estudar.
👨👩👦 Jogos em Família
Como é jogar em casa com o Gabriel e o Lucas? Vocês têm algum jogo favorito em família?
É sempre um momento especial em família. Nosso jogo favorito é o Quartz.
Você acha que os jogos de tabuleiro ajudaram na conexão entre vocês como família?
Com certeza. Temos um ritual semanal e é lindo ver o desenvolvimento do Lucas com novos jogos.
🎲Começo da Paixão pelos Jogos
Como começou sua paixão por jogos de tabuleiro? Foi antes ou depois de formar família?
Foi bem antes. Minha família sempre gostou muito de Trivia. Consiste num jogo de perguntas de família com muitas perguntas. Contém um ritmo ágil, incluindo o desafio de duelo, onde 2 jogadores competem por um triângulo ao mesmo tempo.
É possível jogar individualmente ou em equipes, revezando para avançar no tabuleiro e responder as perguntas para ganhar triângulos.
Este jogo é repleto de risos e conhecimento, e é especialmente pensado para famílias. E este jogo fez parte da tradição da minha família, desde a minha infância.
Teve algum jogo específico que marcou o início dessa jornada pra você?
Sim. O jogo Master. Este foi justamente o primeiro jogo de Trivia lançado no Brasil. Nele, ao invés de jogar um dado ou tirar uma carta para se movimentar pelo tabuleiro, era necessário que os jogadores respondessem a perguntas, a essência dos jogos de Trivia, para que andassem com suas fichas, chegando à vitória o que acertasse o maior número de respostas.
🧠 Escolhas e Preferências
Tem algum tipo de jogo que você evita jogar com o Lucas por causa da idade dele? Como adapta isso?
Sim. Jogos que envolvem temas de violência (como eliminar o colega) e jogos de blefe. Jogos de blefe, também conhecidos como jogos de dedução, são jogos que dependem da habilidade dos jogadores em enganar, deduzir e desvendar informações ocultas. Têm como foco a capacidade de blefar (fingir) para obter vantagens ou proteger as próprias intenções. Exemplos incluem jogos como Battlestar Galactica: The Board Game, Coup e Dead of Winter: Um jogo de Encruzilhada.
Evito jogar estes tipos de jogos porque o meu filho ainda não tem maturidade para entender que blefe não é roubar. De igual modo, também não é a mesma coisa que mentir. Discernir estes valores ainda é muito difícil para ele e por esta razão evito estes dois tipos de jogos: Jogos que envolvam violência e blefe.
E com o Gabriel, vocês têm estilos de jogo diferentes ou combinam bem nas escolhas?
O Gabriel gosta mais de card games, ou seja, jogos que utilizam cartas como o principal componente do jogo, sejam elas cartas tradicionais ou cartas especificamente criadas para o jogo. Já eu prefiro Eurogames, também conhecidos como jogos de tabuleiro de estilo alemão, que são um tipo de jogo de tabuleiro caracterizado por uma forte ênfase na estratégia, pouca interação direta entre os jogadores e uma baixa dependência de sorte. Este tipo de jogos são caracterizados por ter mecanismos complexos e um foco em otimizar ações individuais para alcançar a vitória.
🌱 Educação e Desenvolvimento
Você sente que os jogos de tabuleiro ajudam no desenvolvimento do Lucas? De que forma?
Sim. Tanto no desenvolvimento cognitivo no geral, mas na matemática e leitura.
Já usou jogos como ferramenta educativa ou até emocional com ele?
Sim. há um jogo: Monstro das cores. Excelente ferramenta para desenvolver o emocional.
✨ Momentos Memoráveis
Qual foi o momento mais marcante ou divertido que vocês já tiveram jogando juntos?
Quando Lucas ganhou seu primeiro campeonato de Pokémon competindo contra adultos. Aos 6 anos.
Tem alguma tradição em casa, tipo “noite do jogo”, que vocês fazem regularmente?
Sim. Toda segunda.
Fundadora de Jogar é Preciso
Fundadora do Jogar é Preciso, o maior evento exclusivo de jogos de tabuleiro em Brasília, com foco em acessibilidade, educação e diversão.

Escrito por
Mariana Ribeiro
Mãe de cinco filhos em ensino doméstico. Apaixonada por filosofia, psicologia e educação. Estuda e escreve sobre família e desenvolvimento humano. @Marianaparaizoribeiro