O poder da arte infantil: Neste artigo completo (I, II e III), questionamos o poder da arte infantil.
É pai ou educador e gostava de entender se deve estimular a arte nos primeiros anos de vida das crianças?
Então, este artigo é para si.
Nesta segunda parte do artigo, começamos na continuação do tema:
Arte e criatividade na infância
Estímulo à imaginação
Além de jogos com narrativas e personagens, as simples atividades de inventar histórias, completar desenhos a partir de rabiscos, modelagem, pintura, desenho, dança e até mesmo nenhuma brincadeira pré estipulada, são fortes estímulos à imaginação da criança.
Estímulo da criatividade e resolução de problemas: Tédio
Pois é, o tédio. Este último ponto referido no texto acima merece destaque: as crianças são imaginativas por natureza, são criadoras natas.
Por este motivo, como a criatividade é intuitiva, ela pode se desenvolver a partir do tédio (isto mesmo, o tédio). Através do vazio, do “nada para fazer” pode suscitar as melhores criações!
O estímulo excessivo de atividades e brinquedos pode reduzir a capacidade criativa da criança.
Por outras palavras, deixar a criança sem brinquedos e sem nenhuma atividade em tempos específicos, pode ser extremamente benéfico. Pois assim, ela irá esforçar-se por encontrar alguma brincadeira, algo para se entreter.
Deste modo, estará exercendo o pensamento, a criatividade, a imaginação e resolução de problemas. Para além de estar a fortificar a sua auto-estima: quando se apercebe que é capaz de criar algo novo e divertido a partir de simples ferramentas do dia-a-dia.
Estímulo à expressão, inovação e comunicação
A máxima recomendação é para que os pais e educadores estimulem a criatividade na criança, de forma que atinja o seu máximo potencial na área da expressão e comunicação.
O objetivo é que a criança explore a realidade que a rodeia, descobrindo novos elementos, aprimorando as relações e as vivências, para que surjam, assim, novos conhecimentos.
E que, com estes novos conhecimentos, elas possam descrever, analisar e refletir sobre o que observam.
Todo este processo que a arte proporciona, é extremamente enriquecedor para o seu crescimento íntegro.
Por isso, explorar e inovar acabam por estar intrinsecamente ligados à simples atividade artística.
Arte e Cultura na Infância
No nosso artigo “Conheça 10 benefícios de atividades culturais para crianças”, Rondy, especialista em Museus e Património Cultural, nos elucida sobre os benefícios da participação das crianças em atividades culturais:
“Participar de atividades culturais […] estimula o desenvolvimento das crianças, a criatividade, imaginação, ela aprende melhor, além de promover habilidades sociais, emocionais. Todos esses fatores juntos, contribuem para a formação de jovens e adultos mais engajados, tolerantes e adaptáveis, características necessárias para uma vida plena e saudável. Sem falar no tempo de qualidade e o fortalecimento de vínculos entre as crianças e sua família e ou cuidadores.”
Contato com Diferentes Expressões Culturais
Quando a criança tem o contato com diferentes expressões culturais, isto é, quando conhece a arte de outras culturas, ela pode compreender a relatividade de alguns valores que estão enraizados nos seus modos de pensar e agir.
Ou seja, a criança que se depara com outras formas de ver o mundo diferente da sua, vai, naturalmente, questionar o que realmente lhe faz sentido. Esta troca, instiga à empatia, ao pensamento crítico (filosófico) e acaba por atribuir (ou retirar) novas informações aos seus valores.
Esta abertura à riqueza e à diversidade da imaginação humana nos engrandece. As crianças acabam por se relacionar criativamente consigo mesmas, com os outros e com o mundo.
Arte e Identidade Cultural Infantil
Assim como a diversidade é enriquecedora, o aprofundamento da própria cultura, isto é, a própria identidade cultural, é igualmente relevante.
Isto deve-se a esta necessidade inerente à natureza humana: de pertencer.
A sensação de pertença traz-nos segurança e felicidade, para além de enriquecermos, mais uma vez, o autoconhecimento, o conhecimento dos que nos rodeiam e do mundo.
Através do aprendizado artístico, pode-se elucidar outros campos como a história cultural, enriquecendo a cultura infantil.
Continue a ler aqui.

Escrito por
Mãe de cinco filhos em ensino doméstico. Apaixonada por filosofia, psicologia e educação. Estuda e escreve sobre família e desenvolvimento humano.