Equilíbrio Feminino na Rotina de Mãe e Empreendedora

COMPARTILHE

Mulher jovem de cabelos longos e castanhos, sorrindo, segurando um celular em um ambiente claro e minimalista. Sobre a mesa há um livro intitulado 'Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas' e uma planta decorativa ao fundo.

Conciliar os papéis de empreendedora, mãe e mulher não é uma tarefa simples. A rotina é intensa, cheia de demandas, responsabilidades e, muitas vezes, pouco espaço para cuidar de si. E é exatamente nesse contexto que surge uma pergunta essencial: como manter o equilíbrio e cultivar sua energia feminina no meio de tanto corre-corre?

Conversamos com a Juliana Prates, empreendedora, mentora de marketing digital e pesquisadora apaixonada pelos estudos sobre energia feminina.

Ela compartilhou dicas práticas e valiosas para ajudar mulheres a encontrarem equilíbrio na rotina sem abrir mão do autocuidado, da leveza e do bem-estar.

Sobre a Energia Feminina

O que é energia feminina e como ela se aplica à vida de mãe e empreendedora?

Eu sempre fui uma mulher que atenta aos detalhes, pois via que essa característica me permitia ter menos retrabalho em minhas tarefas e também me ajudava a ter zelo pelas minhas coisas.

Fazer o necessário bem feito me deixa bem e com a consciência tranquila ao executar o meu melhor.

E fui levando isso para outras áreas da vida. A medida que fui vendo que essa mesma postura me ajudava, aprofundei-me estudando sobre a Feminilidade e a Vocação da Mulher.

Foi quando entendi que a Energia Feminina estava muito além da aparência, mas era aplicada em tudo, em ser cuidadosa, ter uma boa comunicação, boa postura, saber se portar, buscar se desenvolver.

E que não era algo que dá para separar do empreendedorismo, porque além de me ajudar a ser uma profissional melhor, a Energia Feminina já fazia parte da minha identidade.

Como a Energia Feminina me ajuda a ser uma mãe mais leve e presente?

A feminilidade em si já traz uma leveza por ser algo que remete a algo mais delicado e cuidadoso. Quando levamos isso à maternidade, é possível ser uma mãe ainda mais acolhedora, porque a mulher consegue passar esse zelo para criança.

Da mesma forma, uma mulher que já tem na sua identidade a Energia Feminina, as demais atribuições se tornam mais leves, porque é algo que ela já costuma a ter em tudo que realiza. 

Quando a maternidade chega, basta aplicar essa energia nos cuidados com o filho. Um jeito de demonstrar essa energia para os filhos é por meio do exemplo.

Sendo assim, será possível ser uma mulher com identidade e autoridade, centrada, cuidadosa com o lar e os filhos e que ainda consegue empreender.

Ser feminina atrapalha ou fortalece meu lado profissional?

A verdadeira força está em quem conhece a própria essência e não tem medo de mostrar isso. Quando uma mulher se expressa com feminilidade, seja no jeito de falar, de se vestir, de se portar — ela está dizendo: “Eu sei quem eu sou” e isso impõe respeito. Vejam algumas formas de expressar a feminilidade:

  • Ser feminina fortalece. Quem conhece sua essência e se posiciona com autenticidade impõe respeito.

  • Impor limites com leveza. Não é preciso endurecer para ser levada a sério. A força está na firmeza sem perder a delicadeza.

  • Autoridade natural. Quem é fiel à própria identidade transmite segurança, inspira e se destaca.

  • Feminilidade é diferencial. Une competência e leveza, doçura e decisão, elegância e firmeza.

  • É identidade, não personagem. A feminilidade bem vivida reflete em todas as áreas da vida.

Qual a diferença entre ser mulher vaidosa e viver na energia feminina de forma autêntica?

Ser vaidosa muitas vezes está ligado a algo estético. Já o lado feminino não inclui apenas a parte visual, mas está relacionada a outros fatores.

A energia feminina é mais do que estar maquiada ou bem vestida, tem a ver com o humor, a postura, a forma de se comunicar, ter um jeito de ser agradável.

Um exemplo são as avós. Muitos lembram de suas avós por serem mulheres agradáveis, com um lar aconchegante e com características femininas como enfeites, fotos, flores, uma boa comida e boas memórias.

A feminilidade é mais do que só cuidar da parte que se reflete no espelho, é ter clara a sua essência, seus valores, sua vocação e saber aplicá-los em qualquer área da vida, porque são coisas que deveriam ser inegociáveis.

Família sorrindo em rede de descanso, com jardim, coqueiros e céu azul ao fundo.

Mantendo a essência como mulher

Como não se perder da sua essência sendo mãe e dona de um negócio (ou trabalhando fora)?

 

Inclua Prazer na Sua Rotina

  • Pratique atividades que te desconectem das tarefas diárias.

  • Retome um hobbie antigo ou comece algo novo que te traga alegria.

  • Reserve momentos para autocuidado

Invista em Conhecimento

  • Busque autoconhecimento.

  • Estude temas que você gosta e que te façam se sentir viva e interessada.

  • Aprender algo novo te faz se sentir mais confiante e interessante.

Saia do Ciclo Trabalho–Casa–Filhos

  • Quando deixamos de fazer o que gostamos, perdemos conexão com quem somos.

  • É comum sentir que só sabe falar sobre trabalho ou maternidade, mas isso pode (e deve) mudar.

Torne-se Sua Melhor Companhia

  • Aprender te aproxima da sua essência e te dá mais segurança para conversar sobre outros assuntos.

  • Quanto mais você se aprofunda em algo, mais natural se torna compartilhar isso no dia a dia.

Volte para Você

  • Esse processo faz você se reencontrar, se sentir mais interessante, viva e conectada com quem realmente é.

Como encontrar tempo para mim sem me sentir culpada?

Entendendo que para cuidarmos dos outros, precisamos estar bem primeiramente. Negligenciar coisas que nos fazem bem em meio a tantas tarefas e demandas pode ser um ato muito arriscado para nossa saúde mental, e uma hora a conta chega.

O nosso corpo sempre nos mostra que não está bem e, se não nos atentarmos aos sinais, pode ir agravando cada vez mais.

Se cuidar e estar bem para as pessoas que amamos também é um ato de amor. Quem não gosta de estar perto de uma pessoa feliz, bem humorada, cheirosa ou que sabe conversar?

Apesar de os cuidados com nosso interior não serem visíveis, quando os deixamos de lado, eles refletem de alguma forma nosso exterior, seja com um mau-humor, brigas, com o descuidado, insegurança… e tudo isso afeta os nossos relacionamentos, seja no trabalho, ou no relacionamento com o marido e os filhos.

Por isso é tão importante se cuidar primeiro para conseguir estar bem física e emocionalmente para ajudar o outro.

É possível cuidar da estética e da casa sem se anular como mulher?

É totalmente possível, mas nos exige autocontrole sobre nós e sobre as tarefas.

Aqui vão alguns passos para ajudar nessa caminhada:

1 – Separe momentos de autocuidado: porque eles podem ser a pausa de respiro que você precisa para o dia a dia e voltar a ter sua autoestima como mãe, profissional e esposa.

2 – Tenha uma agenda ou calendário: quanto mais visual e organizado deixar suas tarefas e demandas, fica mais fácil você enxergar os momentos que devem ser destinados à casa e os filhos, e quais devem ser de autocuidado.

3 – Separe as tarefas que não dependem de você para poder delegar: essa atitude pode tirar de você a sensação de sobrecarregada e passar analisar possíveis pessoas que poderiam te ajudar, seja da rede de apoio ou até mesmo buscar por serviços que te possibilite não se preocupar mais e que possa alocar seu tempo em outra coisa.

4 – Defina o seu inegociável: tenha claro a forma que quer que as pessoas e sua família te enxerguem, e o que você não abre mão.

Assim fica mais fácil de você criar uma rotina de cuidados com a casa, filhos e consigo com base naquilo que considera importante para uma vida boa, o que fará você se sentir realizada.

Gostou das dicas? Confira aqui a Parte II dessa entrevista com Juliana Prates que traz dicas valiosas sobre o autocuidado feminino mesmo com os múltiplos papéis que as mulheres exercem.

Mulher jovem de cabelos longos e castanhos, sorrindo, segurando um celular em um ambiente claro e minimalista. Sobre a mesa há um livro intitulado 'Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas' e uma planta decorativa ao fundo.

Mentora de Marketing Digital

Juliana Prates

Mentora de Marketing Digital, casada e mãe da Clara. Ama estudar sobre desenvolvimento pessoal e feminilidade. Relações Públicas com MBA em Marketing, Branding e Growth pela PUCRS. Especialista em Marketing Strategies and innovation pela The university of Akron. Saiba mais sobre seu trabalho no instagram e canal no Youtube é @ajuprates.

Mulher negra sorrindo com cabelos cacheados e blusa com detalhes branco e amarelo

Escrito por

Gabriela Sucupira

Redatora bilíngue de língua inglesa, Especialista em Marketing pela USP/Esalq e bacharel em Letras pela UFRJ. Carioca, mãe da Rebeca, Consultora Textual e de Personal Branding para o Linkedin.

Artigo escrito por

Gabriela Sucupira

Respostas para este artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *