O método BLW: O que é, quais são os benefícios e como começar?

COMPARTILHE

O método BLW é uma maneira de apresentar alimentos ao bebê. A sigla significa Baby-Led Weaning, ou desmame guiado pelo bebê. 

Neste post você vai ver:

  • O que é?
  • Benefícios
  • Como começar?
  • 3 dicas extras

O BLW foi desenvolvido por uma britânica que defende a ideia de que os bebês são capazes de se alimentar sozinhos do jeito deles.  

Mais especificamente, em tiras ou pedaços, sem os amassar. Mas calma, isso não significa que você deixará de dar leite ao seu bebê, muito pelo contrário. 

Até um ano, o leite continua sendo o principal alimento. A alimentação é apenas um complemento, ajudando também no desenvolvimento, coordenação motora e a capacidade de mastigar e engolir. 

Os pais ou os responsáveis pelo cuidado da criança devem gradualmente fornecer à criança frutas, legumes, carnes, ovos, batata-doce e grãos, como feijão e lentilha.    

No entanto, é muito importante que nessa fase não sejam ofertados alimentos com adição de sal, açúcar, café, frituras, balas, salgadinhos, dentre outras guloseimas. 

O método consiste em permitir que o bebê coma todas as suas comidas sem depender de sua mãe para lhe dar na colherzinha.   

Nada de purê ou sopa. O alimento deve ser inteiro, em cortes específicos e macios para que ele possa mastigar e engolir por conta própria.   

A única responsabilidade dos pais e responsáveis é escolher esses alimentos e, claro, acompanhá-los durante a refeição.   

Muitos pais se preocupam com a possibilidade de engasgo porque esse método parece realmente arriscado. Mas, devemos acreditar que a criança está no controle.    

A criança deverá estar sentada corretamente na cadeirinha, na posição vertical, em um ambiente calmo, sem distrações e com cortes adequados, assim não terá chance nenhuma de engasgo.  

Para evitar engasgos, a criança deve estar sentada corretamente na cadeirinha, na posição vertical, em um ambiente tranquilo e sem distrações.    

E é importante ressaltar que há mais chances de engasgo com líquidos do que com alimentos em pedaços. 

Benefícios do BLW para os bebês

Há inúmeras vantagens e benefícios utilizando esse método, mas a principal delas é o desenvolvimento da habilidade motora do bebê.  

O método BLW permite que o bebê estabeleça uma relação positiva com os alimentos, melhorando sua agilidade e movimentos ao olhar, cheirar, pegar com as mãos e levar os alimentos até a boca. 

Melhora a aceitação dos alimentos do bebê porque ele interage diretamente com as refeições, se familiarizando com os diferentes sabores e texturas dos alimentos. 

Evita a obesidade e o sobrepeso, aprendendo gradualmente quando está com fome e quando está saciado. Exercita os músculos da boca e do maxilar, o que ajuda no desenvolvimento da fala. 

Quando começar a introdução? 

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a introdução da alimentação complementar quando o bebê tiver mais de seis meses.   

O bebê deve mostrar sinais de prontidão, como ficar sentado sozinho, sem suporte, com a cabeça e o pescoço bem sustentado.  

Ofereça apenas alimentos naturais, frutas, vegetais, tubérculos e proteínas (como carnes e ovos). Comece com alimentos mais macios para o bebê, que pode ser mastigado com ou sem dentes. 

E lembre-se, é fundamental permitir que o bebê tenha liberdade de brincar, tocar e se sujar com o alimento.  

Saiba o que fazer para evitar que o bebê se engasgue.

Para evitar que seu bebê engasgue durante as refeições, certifique-se de que o bebê esteja sempre sentado corretamente à mesa.

Nunca deixe seu bebê sozinho para deitar, caminhar, se distrair, brincar ou assistir TV enquanto estiver comendo.

Evite servir alimentos fatiados ou redondos como uvas, vegetais crus, sementes oleaginosas como amêndoas, amendoins e nozes.  

Os responsáveis devem ser instruídos sobre como agir em caso de engasgo, incluindo como fazer as manobras necessárias para desengasgar e quando é necessário solicitar ajuda de bombeiros e médicos. 

Separamos três dicas para você: 

Primeira: Podemos oferecer todos os alimentos inteiros. Como o brócolis, que não precisa de um corte específico; é apenas tirar um raminho de flor e dar ao bebê. 

A cenoura deve ser cortada em palitinhos finos, a banana, por exemplo, pode oferecer inteira. Deixar só uma parte da casca para facilitar na hora de pegar e o bebê levar até a boca.  

A única coisa que precisa ser uma preocupação é com os cortes adequados, que devem ser longos e finos para que o bebê possa pegar e levar até a boca.   

Segunda: Tenha sempre um adulto por perto para garantir que o bebê não engasgue e esteja se alimentando de maneira segura. Aproveite esses momentos para fazer parte da rotina alimentar do seu bebê. 

Terceira: Se prepare para uma bagunça, que certamente acontecerá, mas é deliciosa. Tenha em mãos um babador adequado, uma bandeira e um tapete de alimentação fácil de limpar. É fundamental que o bebê tenha contato com os alimentos. 

Importante! 

Temos um Guia de Introdução Alimentar com 6 passos simples, basta clicar.

O mais importante do BLW é você estar tranquila, segura, confiante e que isso seja transmitido ao seu bebê.  

Um bebê seguro come muito melhor. Observe o ritmo da criança. Algumas comem mais cedo, enquanto outras demoram um pouco mais.  

Pais e cuidadores, sejam exemplos de hábitos alimentares saudáveis. Ajudem no processo de alimentação, mantendo um ambiente tranquilo, sem reprimir ou dar qualquer tipo de punição.  

É importante que a alimentação complementar seja feita com as refeições em família, incentivando a interação. 

O método de introdução alimentar BLW melhora o desenvolvimento do bebê como um todo, principalmente por fornecer confiança e autonomia. 

 

Edição geral de Rondy Cavulla e escrito pela equipe


MyBabyCare

Artigo escrito por

Rondy

Respostas para este artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *