Karibu mostra como planeja viagem com propósito social em família que aproxima, toca e transforma!
Viajar em família sempre foi uma forma de criar memórias afetivas, mas, nos últimos anos, muitas famílias têm buscado algo além do turismo tradicional: experiências que combinem afeto, impacto positivo e conexão genuína com outras culturas.
É em meio a esse movimento que surge, com cada vez mais força, a viagem com propósito social em família. Esse formato une voluntariado responsável, imersão cultural e momentos de convivência que realmente transformam pais e filhos.
A Karibu, referência em turismo de impacto com filhos, tem observado o interesse dos pais crescer exponencialmente, e por isso dedicou um tempo para conversar com o time MyBabyCare para orientar a todos que estão à procura de viver projetos que geram impacto social em viagens.
Viagem com propósito social em família: equipe Karibu compartilha experiências
Quais tipos de projetos sociais a Karibu oferece para quem busca uma viagem voluntária com crianças e adolescentes?
As famílias são muito bem-vindas em todas as nossas viagens. A experiência costuma ser transformadora tanto para as crianças quanto para os pais.
Para os pequenos, é uma oportunidade de aprender na prática sobre outras culturas e realidades, ampliando a visão de mundo e criando memórias únicas ao lado da família. Para os pais, é a chance de gerar impacto positivo por meio do voluntariado em comunidades que realmente precisam, e viver isso junto aos filhos é inestimável.
Já recebemos famílias em nossos projetos na Amazônia (causa indígena), no Quênia (educação para crianças e adolescentes) e na Costa Rica (preservação de tartarugas marinhas).
Existe idade mínima para participar de viagens que fortalecem laços familiares por meio do voluntariado?
Não. Já tivemos crianças de 5 anos e adultos com mais de 60 anos. Todos são muito bem-vindos, e adoramos quando temos um grupo diverso porque isso enriquece ainda mais a viagem transformadora em família.
Como a Karibu garante segurança durante uma viagem transformadora em família?
Assim que o cliente se inscreve, criamos um grupo no WhatsApp com toda a equipe Karibu. Esse canal é usado para oferecer suporte completo antes, durante e depois da viagem. Temos equipes em diferentes países, o que garante atendimento 24/7.
Cerca de três semanas antes da viagem, realizamos uma capacitação online, em que abordamos voluntariado responsável, informações culturais e sociais, realidade local, atividades previstas, logística e todos os detalhes necessários para que o participante se sinta preparado e seguro.
Além disso, todas as nossas viagens em grupo contam com um coordenador Karibu em campo, disponível para acompanhar as atividades e auxiliar com qualquer situação que possa surgir.

Como funciona a estrutura das acomodações para famílias em uma viagem voluntária com crianças?
As acomodações são simples, porém confortáveis e seguras. Prezamos pela imersão cultural, por isso buscamos hospedagens que estejam alinhadas com a realidade local. Para nós, não faria sentido, por exemplo, participar de um projeto no Quênia e ficar em um resort 5 estrelas, ou estar na Amazônia e se hospedar em um hotel de selva de luxo.
Dentro desse conceito, destinos como África do Sul e Costa Rica oferecem maior conforto.
Pais e filhos sempre ficam juntos no mesmo quarto, e podemos adaptar o cronograma quando necessário, entendendo que crianças podem ter rotinas e necessidades diferentes do restante do grupo.
Há monitores ou coordenadores especializados acompanhando as famílias nas viagens de impacto social em viagens com filhos?
Todas as nossas viagens que fortalecem laços familiares contam com um coordenador acompanhando todo o percurso.
A equipe de coordenadores conta com as cofundadoras (Ana Alberine e Joana Gamillscheg) e mais três pessoas incríveis, que já viajaram conosco como voluntários e foram selecionadas cuidadosamente para serem coordenadores.
Eles também passam por uma capacitação e estão preparados para guiar o grupo da melhor forma.
Como as atividades são pensadas para criar experiências educativas para crianças e adultos?
Nossas viagens combinam atividades sociais com momentos de imersão cultural. As ações sociais são definidas de acordo com diagnósticos e conversas prévias com as lideranças locais, garantindo que o trabalho atenda às necessidades reais da comunidade.
Também levamos em conta o perfil, habilidades e conhecimentos de cada voluntário para que todos contribuam da melhor forma.
As crianças geralmente se conectam com outras crianças, então buscamos inseri-las em atividades adequadas às suas idades. Na Amazônia, por exemplo, temos ações em escolas indígenas com alunos de 5 a 10 anos, uma troca muito rica quando há crianças no grupo de voluntários.
Na Costa Rica, as atividades de monitoramento de tartarugas acontecem em uma praia extensa (6 km). Quando necessário, há sempre um guia disponível para retornar com as crianças à base, enquanto o restante do grupo continua.
Tudo é pensado para proporcionar experiências educativas para crianças e também para os adultos.

A Karibu oferece preparo antes da viagem para ajudar as famílias a entender o propósito social?
Sim. Cerca de três semanas antes dos pais e dos filhos viverem um voluntariado em família realizamos um treinamento online obrigatório, com duração aproximada de 1h30.
Nesse encontro, falamos sobre o nosso “acordo com o voluntário”, alinhamos expectativas, esclarecemos dúvidas e apresentamos informações relevantes sobre o país, o projeto, a cultura local, as atividades previstas, itens essenciais para levar na mala e orientações pré-embarque.
Quais aprendizados os pais costumam relatar após uma viagem transformadora em família?
Ao longo dos últimos anos, tivemos diversas famílias vivendo experiências transformadoras conosco, e os relatos refletem muito do impacto que buscamos gerar. Os pais costumam destacar não apenas a beleza dos destinos ou o contato com outras culturas, mas principalmente a oportunidade de ver os filhos engajados em ações de impacto real.
Na Costa Rica, por exemplo, a Renata Baldanzi compartilhou como foi especial acompanhar o filho e o sobrinho no projeto de conservação de tartarugas marinhas. Segundo ela, além de estar perto das tartarugas baula e verde, foi emocionante presenciar “o profissionalismo, a dedicação e a paixão da equipe”, uma vivência que descreve como “única e inesquecível”.
No Quênia, a mãe Sharmila Costa resumiu a experiência como maravilhosa e transformadora, dizendo que “de gota em gota, vidas se transformam, principalmente a nossa”.
Na Amazônia, Marina Acioli contou que acompanhou à distância cada momento da viagem dos filhos e se emocionou com o quanto a vivência foi transformadora. E a Clarice Mendonça descreveu sua participação como uma experiência “para a vida inteira”, marcada pelo encontro com “pessoas de coração puro e acolhedoras”.
Esses relatos reforçam algo que vemos em todas as viagens: o impacto vai muito além do voluntariado. As famílias retornam mais unidas, as crianças ampliam horizontes, e todos voltam com a sensação genuína de terem vivido algo que transforma, tanto a comunidade acolhedora quanto quem participa.

É possível personalizar uma viagem voluntária com crianças de acordo com interesses da família?
Sim. Nesse caso, recomendamos as viagens individuais, em que a família escolhe a data e podemos montar um roteiro e um cronograma totalmente adaptados às suas necessidades e interesses.
Quais são os diferenciais da Karibu para famílias que desejam vivenciar voluntariado em família?
Na Karibu, valorizamos profundamente o voluntariado responsável. Acreditamos que preparar uma viagem voluntária com criança faz toda a diferença no impacto positivo, tanto para as comunidades quanto para as famílias.
Outro grande diferencial é o nosso atendimento humanizado. Temos uma equipe dedicada, sem respostas automáticas, preparada para acompanhar o cliente em todas as etapas. Por estarmos espalhados por diferentes países, oferecemos suporte contínuo, por mensagens, e-mail ou ligações, sempre que o cliente precisar.

Quando a viagem transforma mais do que o destino
Uma viagem com propósito social em família é ponto de virada na forma como pais e filhos se relacionam com o mundo e entre si.
Ao participar de uma viagem voluntária com crianças, as famílias descobrem que o voluntariado não se trata apenas de ajudar comunidades, mas também sobre olhar para dentro, fortalecer laços e aprender juntos.
Cada momento de convivência, cada conversa com a comunidade, cada gesto de cuidado… tudo se transforma em bagagem emocional para todos.
Quer viver o melhor do turismo de impacto com filhos? Descubra como proporcionar experiências educativas para crianças com a Karibu.

Viagens com propósito social
Karibu
Nosso propósito é promover transformações significativas em projetos sociais e comunidades em situação de vulnerabilidade pelo mundo. Conheça mais sobre o trabalho da Karibu

Escrito pela equipe
My Baby Care
O Mybabycare é um portal, um espaço seguro para trocar experiências com pais, futuros pais e especialistas. Aqui, ninguém caminha sozinho.
