Saúde bucal infantil: a Dra. Andrea Chagas responde

COMPARTILHE

Cada bebê tem seu próprio tempo para começar a nascer os dentinhos e muitos mitos cercam a odontopediatria, como cáries em bebês, uso de chupeta, o uso de fio dental, entre outros. 

E sabemos que é fundamental a participação dos pais nos cuidados da saúde bucal dos bebês e das crianças, com a finalize de estimular os pequenos hábitos de higienização bucal, prevenindo doenças como cáries.  

Por este motivo, convidamos a odontopediatra Dra. Andrea Chagas, odontopediatra pela ABO/SE, para desmistificar alguns desses mitos. 

 

1- Dentes de leite não precisam de tantos cuidados porque vão cair:

Os dentes de leite possuem polpa dentária igual aos dentes permanentes e se não cuidar e ficarem cariados farão a criança sentir dor e desconforto. Você saber direitinho como fazer a escovação do seu filho aqui.  

 

2- Apenas açúcar pode causar cáries.

Infelizmente a lesão de cárie é uma doença multifatorial que envolve a presença do dente, de bactérias, açúcares e de uma escovação deficiente.

 

3- Crianças não precisam usar fio dental.

Todas as crianças precisam usar fio dental, principalmente nas dentições sem diastemas (que são os espaços entre os dentes). 

 

4- Crianças não precisam visitar o dentista antes de perderem os dentes de leite.

O ideal é que a primeira visita ao dentista aconteça quando o primeiro dente de leite começar a erupção. 

 

5- Se os pais têm dentes saudáveis, as crianças também terão.

Infelizmente não. A doença cárie pode acontecer se tiver uma alta frequência de alimentos com açúcar e uma escovação deficiente. 

figura colorida de muitos dentes e um provavelmente com carie
Foto de A.Rahmat MN na Unsplash

 

6- A escovação dos dentes do bebê pode ser feita apenas uma vez ao dia.

O ideal é que o bebê tenha no mínimo duas escovações bem feitas por dia. 

 

7- Bebê não pode usar flúor 

A partir do primeiro dente já se recomenda pasta de dente com flúor para o bebê, respeitando a quantidade recomendada pelo odontopediatra da criança. Lembrando que o excesso de flúor durante a formação dos dentes, pode acarretar a fluorose infantil. Então, mais uma vez, respeite a quantidade recomendada. 

 

8- Enxaguantes bucais são desnecessários para crianças.

A real necessidade é de fio dental, escova de dente infantil e pasta de dente fluoretada. 

 

9- Dores enquanto os dentes estão nascendo 

Sim, é comum o bebê apresentar um desconforto sim na erupção dos dentes. Assim como um aumento na irritação (coceira) da região. 

 

10- Chupeta e mamadeira realmente deixam os dentes tortos.

Tanto chupeta quanto a mamadeira promovem alteração da arcada dentária. A gravidade dessa alteração dependerá da intensidade e duração do uso. O ideal é não oferecer, mas se ofereceu, retirar até os três anos. 

 

11- Chupar os dedos entorta os dentes. 

Verdade. A sucção digital exerce uma força excessiva na bateria anterior dos dentes, podendo ter alteração da posição dos mesmos e alteração no formato do palato. 

 

12- O nascimento dos dentes faz o bebê babar mais

Verdade. Há um aumento da salivação associado ao nascimento dos dentes do bebê.

 

Conclusão 

Logo, concluímos que a saúde bucal precisa de atenção especial durante toda a infância, porque, além de ser uma fase crucial para o desenvolvimento de hábitos saudáveis, é capaz de promover a educação odontológica que vai acontecer durante toda uma vida. 

Entrevistada

Dra Andrea Chagas é formada pela Universidade Federal de Sergipe desde 2007.É Odontopediatra pela ABO/SE e
habilitada em Laserterapia pelo IGA/SE. @dra.andreachagas

Escrito por

Jornalista e Relações Públicas, formada em Mediadora de Conflitos, pelo Instituto Federal de Brasília, através da Tertúlia Literária Dialógica. Mãe de dois: Mia e Andrea, vivendo em Malta e sempre com uma passagem para o próximo destino a ser descoberto. @flaviaoliveiragalleti

Artigo escrito por

Flavia Oliveira

Respostas para este artigo:

Comentários não são permitidos.